SPR

Jornada de Psicanálise no Recife aborda aspectos da solidão PDF Imprimir E-mail

Publicado por Malu Silveira em Blog - 18/09/2017 às 16:51

Há quem diga que um dos grandes medos da sociedade moderna é a solidão. Terminar a vida sem companhia, sentir-se sozinho ou não ter com quem compartilhar alegrias e tristezas. O assunto será tema da XXII Jornada de Psicanálise e do XVIII Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente, promovidos pela Sociedade Psicanalítica do Recife (SPRPE). As atividades iniciam na próxima quinta-feira (21) e seguem até o próximo sábado (23), no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana.

“Acreditamos ser uma temática que aponta para a maior angústia do ser humano: a angústia de separação. Esta é inexorável. Logo ao nascer o bebê precisa de outro. Diferentemente do reino animal, nós, humanos, não sobreviveremos sem esse outro. Trata-se de um tema rico em oportunidades de ouvirmos as vozes do psicanalista, médico, psicólogo, artistas, críticos literários, poetas e outros. Em cada fala estarão contidas as questões em torno da solidão, nas vozes dos diversos ministrantes que irão apresentar trabalhos”, comenta a psicanalista,Carolina Cavalcanti Henriques, diretora científica da SPRPE.

Entre as presenças confirmadas na programação, o diretor científico da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), Ney Marinho, Rosane Muller, diretora do conselho profissional da Febrapsi e membro da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), e Isabela Cribari, do Círculo Psicanalítico do Recife (CPP). O encontro, apesar de voltado para profissionais da área, é aberto para todos os interessados na temática.

Além da programação de palestras confirmadas, o Centro de Estudos Freudianos do Recife ministrará dois cursos na Jornada. O primeiro, sobre Introdução a Lacan (referência a Jacques Lacan, psicanalista francês, importante nome da psicanálise), com o psicanalista Ivan Corrêa. O segundo, comandado pelo psiquiatra Amaury Cantilino, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), terá como tema o ‘Afastamento e Solidão no Abrir da Vida: relatos da Psiquiatria Perinatal’. Os dois cursos acontecerão simultaneamente.

Serviço

XXII Jornada de Psicanálise e XVIII Encontro de Psicanálise da Criança e adolescente
Data: 21 a 23 de setembro de 2017
Local: Mar Hotel | Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem, Recife
Informações: (81) 32281756 32260462
E-mail para contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fontes/ Divulgação:

Maria Eunice Couto < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Data: 18 de setembro de 2017 19:18

 

Malu Silveira - Blog Casa Saudável

Portal NE10 - Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)

www.casasaudavel.com.br

Fones: (81) 3413.6432 | (81) 99664.6274

 

Home

    Histórico

      Diretoria

        Membros

          Entidades

            Instituto de Psicanálise

              Agenda Científica

                Clínica Psicanalítica

                  Psicanálise em Revista

                    Psicanálise e cinema

                      Biblioteca

                        Links

                          Fale Conosco

                            Localização